quinta-feira, 22 de março de 2007

As mentiras e as petas!

Ontem durante a minha viagem de Comboio li um artigo na Visão Júnior (Vês Drika já ando a informar-me, lol) sobre a mentira! O jornalista fazia perguntas a crianças sobre este tema e não é que os meninos com a sua tenra idade já sabem muito bem responder a estas questões que na realidade se assemelham muitos com aquilo que nós, adultos, pensamos sobre o assunto?

Por que mentimos? Com medo de sermos castigados!

Mas não é mais fácil dizermos a verdade do que depois sermos descobertos? Sim, mas assim levamos apenas uma reprimenda e dizem-nos para não voltarmos a mentir.

O que é preciso para dizer a verdade? Coragem.

Como aprendemos a mentir? Com os outros que já nos mentiram...

Pois é, tudo isto que as crianças dizem é a mais pura das verdades! Eu tenho uma posição muito particular em relação à mentira (e já falei disto com algumas pessoas)... até porque acho impossível nunca ninguém ter mentido na vida... quem não mentiu já aos pais só para se safar de um raspanete? Aquelas mentirinhas que não prejudicam ninguém??? Bom, é nesse aspecto que digo que tenho uma opinião muito específica sobre o tema... se me apetece dizer a alguém que vou para a piscina, mas na realidade vou para a praia, porque razão não o farei se isso não prejudica ninguém à minha volta... Mais vale isto, do que pregar petas que são prejudiciais para a humanidade... Sinceramente, eu não tenho o hábito de o fazer, porque não necessito, tento ser o mais frontal possível, mas mais vale dizer que tenho esta opinião do que ser hipócrita (como muitos são) a ponto de referir que a verdade está a acima de tudo... Todos sabemos que nem sempre é assim!!!

2 comentários:

Devaneios de um louco disse...

Amiga, eu sou a hipócrita que afirma que a verdade está acima de tudo. No entanto, claro que fui uma adolescente que recorreu às suas mentiras para fugir a um sermão. Hoje em dia já não necessito de o fazer.
Qd não quero dizer a verdade, não opto por mentir, mas por ser evasiva... detesto mentiras, mentiras gratuitas então acho doentio.. qd falo de mentiras gratuitas, refiro-me às que surgem sem haver necessidade que tal aconteça, como o caso de eu ir à praia, mas dizer que vou à piscina...
bjs

Party Girl disse...

eheheheheh...pois!!!