quarta-feira, 25 de julho de 2007

A primária (quase, quase) por um canudo!

Ontem ia tendo um chilique, um achaque e tudo aquilo que vocês possam imaginar que contenha a sonoridade "CH"... Cheguei a casa dos meus pais:
Minha mãe: -Sabes que a Beatriz não entrou na primeira fase para a escola primária?~
Eu sei que depois desta frase voziferei um monte de palavras, mas não consigo aqui relatá-las ao pormenor, pois saí de mim, apaguei-me, enfureci-me e fiquei capaz de saltar no pescoço daquele que me aparecesse à frente... Quem levou com a minha fúria foi o meu pai, que coitado, só dizia, mas eu tenho culpa? Claro, que sabia que não, mas tive que libertar a fúria, para depois pensar como iria agir...
Plano de ataque:
-Suplicar uma vaga numa outra escola
-Ligar para a DREL (Direcção Regional de Escolas de Lisboa) e reclamar, produzir palavrões pouco indicados para uma entidade ligada à Educação...

Não havia garantias que ela entrasse, pois faz parte (como eu fiz há 30 anos) dos condicionados (todos aqueles que fazem 6 anos depois do dia 15 de Setembro)... mas tinha que encontrar uma solução...

Como se não bastasse (até parece que estava a pressentir), assim que chegou a casa a B disse que queria arrumar todas as coisas para a Escola Primária, quis ler a história do "Patinho Vai à Escola" e ainda disse que queria falar sobre a Escola... Quase me fez cortar os pulsinhos....

De manhã lá vou eu para uma escola e o meu pai para outra. Felizmente lá havia uma vaga de tarde (perfeito) numa das escolas... E lá vamos nós tratar da transferência o mais rápido possível...

Durante o dia, ligo para a DREL:
Atende-me uma lesma: "sabe, no meu tempo então só entrávamos com 7 anos, com 5 ainda são muito pequenos". O homem não tá bom da cabeça pensei eu!!! Eu aqui a reclamar e ele com uma calma a tentar-me convencer-me que até nem era mau...
Lá fui eu dizendo, como é possível o nosso país querer aumentar a natalidade, se depois as crianças não têm vaga na escola primária. Tou incrivelmente decpcionada com tudo...
Gabo a paciência do homem, pois eu estava assim um bocadinho fora de mim...

Bom, mas parece que amanhã estará tudo resolvido: a parte positiva da questão (há sempre alguma, né?)... É que assim ela vai ficar ao pé da maior parte dos amigos do Infantário!

2 comentários:

Anónimo disse...

Tudo acaba por se resolver, como se costuma dizer "tudo tem um princípio, um meio, e um fim, mesmo os nossos problemas.
s

Gil disse...

Tu contaste-me essa história ao vivo e a cores e se, na altura, já tinha passado um bem tempo desde a fúria inicial, podes crer: pobre do homem! Gabo-lhe mesmo a paciência! Mas é assim mesmo,há que reivindicar, caso contrário, o país ainda pior mais. És a pior! Mas lá levaste a água ao teu moinho. Parabéns, mulher de garra! Nunca te chateies a sério comigo, hã? Lol! ;o) ***