quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Enfado de Janeiro

Ora bem, tenho por hábito achar este primeiro mês do ano um bocado enfadonho. Até entendo, a malta anda meio cansada das festas natalalícias, do reboliço com a família, dos encontros com os amigos, da maluqueira do reveillón e então não acontece nada nas primeiras semanas e, por norma, só começa a animar lá para os finais, quando há de novo gente a completar mais um ano! E no final de Janeiro são vários! Mas este ano, o Janeiro está a parecer-me diferente. Por várias razões. Estou com a cabeça a mil, com mil ideias, mil coisas para fazer. E logo no primeiro sábado tenho um convite para almoçar e um convite para jantar. O que quer dizer que, ou o pessoal está tão animado como eu ou anda desanimado e o que precisa mesmo é de animar. Pois cá por mim tá-se bem malta... tá-se mesmo bem.

Mas na realidade há algo que me tem enfadado neste mês. E nada mais nada menos do que os telejornais. Eu que sempre fui uma ferverosa seguidora dos noticiários ando enfadada com a bosta de notícias que passam a toda a hora. Ora me enfadam, ora me dão vontade de rir. E hoje assisti a uma que me deu vontade de rir. Os coitados dos estagiários passarão também a descontar 11% para a segurança social durante o seu tempo de escravatura laboral (ah, vá, digam lá que não foram escravados em tempos de estágios?). Bom, tá certo... eles depois vão ter direito a subsídio de desemprego e já contam estes descontos para a reforma e coisa e tal! Mas é que fiquei a pensar: um estagiário fica no máximo uns 6 meses na empresa, certo? Para ter direito a fundo de desemprego são precisos 14 meses de desconto, né? Então e depois? Depois se não arranjam emprego? Lá se foram aqueles tostõezitos a mais para o bolso do Estado e dinheiro no bolso do estagiário, que deve ser o que ele mais precisa nesse momento, nem vê-lo! Depois comecei a imaginar os coitados dos estagiários que fazem estágios sem ganhar um tusto (e bem sei que esta lei só se aplica aos que ganham, é claro) - e disso é o que há mais para aí aos pontapés - e que se mesmo assim tivessem que descontar esses 11%, que seriam na realidade -11% em relação aos 0% que ganham... o que seria deles? Cada dia de estágio equivalaria a menos uma pecita de roupa no corpo. "Ah, vá miúdo, hoje deixas as calças que são os teus 11% de contribuição diária para o Estado... humm, hoje deixas os ténis que já pagas as tuas cotas... e vá, hoje é dia de ficares sem um dente para quando fores velho teres lá os teus descontinhos e poderes comprar uma placa!"
É um enfado este Janeiro!

1 comentário:

Beauty Fashion Lounge disse...

É a bosta de país onde vivemos heheheeh
Olha tbm tive um convite para jantar amanhã à noite feito directamente pelo anfitrião, mas infelizmente tive que recusar pois tenho um aniversário. Fica para a próxima ;-)))

kisses