segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Politicamente correcto!

Estive a ler uma entrevista a dois britânicos na Sábado, sobre uma associação que este casal criou no seu país, que tem como base lutar contra aquilo que é politicamente correcto. Isto fez-me pensar e talvez haja muita gente que não concorda, mas realmente vivemos num mundo meio hipócrita, em que nos guiamos, muitas vezes, por aquilo que é politicamente correcto.
No Reino Unido deixou de se dizer "sacos do lixo pretos", porque alguém achou que a raça negra se podia sentir ofendida com esta expressão. Algumas escolas deixaram de realizar as festas de Natal, porque alguém achou que a comunidade muçulmana da escola se iria sentir ofendida com esta comemoração!!! Entre outras coisas meio estapafúrdias...
Ora, este casal pretende lutar contra este tipo de coisa, que na realidade torna quem é racista ou xenófabo, ainda mais... E o mais ridículo é que não foram estas raças que pediram estas coisas!!!
Eu comecei a pensar... mas porque raio não podemos chamar pretos aos pretos, sem ser num tom em que ninguém nos oiça (cá está a hipocrisia). A Beatriz, por exemplo, chama os colegas escurinhos de castanhos. Mas qual é a diferença entre ela chamar castanho ou preto? Por que raio tem que ser mais ofensivo chamar preto...
Ainda outro dia a Beatriz dizia assim: olha-me aquele chinoca...
E eu disse-lhe assim: opá não chames chinoca às pessoas!
E ela: Por quê? Por que não posso chamar chinoca...
Eu: Fiquei sem resposta... mas na realidade pensei, pois porque não é politicamente correcto! PRONTO!!!

1 comentário:

Firehawk disse...

Ela tem razão! Temos tanto medo de falar, de ofender que às vezes cabamos por fazer uma figurinha. É tanto pano quente que depois acabamos por não dizer nada do que pensamos...tudo para não ofender.