terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Dívidas

Ontem estive a assistir à reportagem especial da TVI sobre a dificuldade das famílias subsistirem com o pouco ordenado que ganham!!! Confesso que as 3 histórias que passaram me prenderam ao ecrã, mas houve uma que suscitou um pouco mais o meu interesse. Um casal, com uma filha, ambos funcionários públicos (embora com salários pouco elevados)... Os dois juntos ganham 1128 euros, não é muito, é verdade... pagam 421 euros de casa, a filha está nos avós (não em infantário), normalmente, jantam ou almoçam em casa dos pais de um e dos pais de outro, e diziam que, a dia 5 de cada mês, já não tinham, praticamente, dinheiro... Pois então comecei a fazer contas, sem ser em tom críticos: Eu ganho menos, ainda pago mais de casa, tb como, muitas vezes, nos meus pais... e quer dizer, não vivo à grande e à francesa, mas vai chegando para umas coisas ou outras... Foi então que todas as minhas dúvidas foram esclarecidas... Depois de muito se queixarem que o dinheiro não dava e tal, que viviam à conta dos pais e tal... revelam que pagam uma prestação de carro de 400 euros, 70 Euros de Tv Cabo + Internet e não sei mais o quê!
Desculpem lá a minha falta de sensibilidade, mas se não se tem, não se pode gastar, certo? É por isso que ando com um chasso de 14 anos, não tenho net ou tv cabo em casa e dou-me a poucos luxos... e quando não tenho, não invento, não peço créditos pessoais, não gasto dinheiro no cartão de crédito... Isto só me faz lembrar aquela (que muitos dos meus queridos leitores conhecem) que pedia créditos para ir viajar para o Brasil e dp, quando não tinha dinheiro para as suas despesas mais urgentes, pedia dinheiro emprestado aos colegas! Poupem-me!!!
(Sou a favor de que quando não se tem, não se vai e não se gasta! Não vale a pena ostentar)!

6 comentários:

Starglix disse...

Também vi essa reportagem e pensei exactamente o mesmo que tu! E esse casal ainda estava a pensar mudar para uma casa maior! Enfim... Quem sofre são sempre as crianças. Isso é o que mais me revolta.

Cada um sabe de si.

Concordo com tudo o que disseste!!

Beijinho!*

Anónimo disse...

Esse tema foi motivo de conversa hoje aqui na redacção, realmente para quem tem pouco tinham uma vida bem à grande e à francesa... Eu tbm não tenho net, tv cabo e conduzo um carrinho do século passado. E não tenho filhos, o que faria se tivesse.

beijos

stela

Unknown disse...

Finalmente dizes algo de sensato neste blog!ehehheh Já diz o ditado que quem não tem dinheiro não tem vícios. A história das viagens fazem-me ficar " com os ouvidinhos em sangue", mas digo isto em "passan" hahahah
Bela pára de escrever posts de "lana caprina" hahahahah
Enquandrei a pessoa no espaço temporal certo????
Agora a sério, concordo com tudo o que disseste.
Bjs

Anónimo disse...

Não concordo nada bela. Acho que eles fazem muito bem, deviam era recorrer a créditos para pagar as dívidas e continuar a manter o nível de vida e as aparências. Por falar nisso, a Netcabo agora tem um serviço de 30 megas, é melhor avisar este casal porque eles podem querer fazer um upgrade. Viva o consumismo hahahaha. ZÉ

Party Girl disse...

Neuzita eu vi logo que tu te ias manifestar com a história das viagens ao Brasil, ahahah... tu sofreste a cena na pele, né? E devo dizer-te, assim como quem não quer a coisa (LOL), que enquadraste a cena temporalmente na perfeição!!!

E Zézito de ti só podia esperar uma resposta como esta, ahahahah, és o pior!!!

Maria disse...

Boa mana! Estás a ficar uma mulherzinha, eheheh...
Não vi a reportagem...mas foi pena não ser debate público...ouviriam umas verdades por certo.