sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

As minhas parcas considerações sobre as 50 Sombras de Grey!



Ainda só vou a meio do 1º livro, não sou nenhuma crítica literária, e NOTEM BEM, estou a apreciar o livro. Assim à partida, remete-me imediatamente para as obras profundissímas da editora Harlequim, para as quais em tempos remotos fiz algumas traduções, portanto, neste aspeto sei bem do que falo. Em relação aos seguintes pontos, enfim, são considerações minhas que tive a oportunidade de discutir com duas amigas, uma que leu já toda a trilogia, a outra que ainda anda a perguntar se é bom! Se vale a pena?
Bom, a esta pergunta, respondo, se te queres distrair, largar pensamentos negativos, imaginares alguns momentos de luxúria, SIM, é um bom livro. Se por outro lado procuras uma escrita profunda, cheia de novos vocábulos, aprenderes novas palavras sobre sexo ou imaginares que aquela linguagem se usaria na realidade, então a resposta é NÃO!
Não? Mas por que não? A resposta é simples:

1º Imaginem estar na cama com o vosso futuro dominador e pensarem que a vossa deusa interior vos está a possuir! What? Pois, exato, que raio é uma deusa interior? Segundo a visão da amiga que já leu os três livros, é uma metáfora para EGO. Mas é claro como água que ao descreverem as vossas sensações na cama com alguém, nunca a descreveriam de tal maneira. Muito menos diriam: "ele desceu com a língua até ao meu baixo ventre, ou vim-me à volta do pénis dele ou pior, mordeu-me o lóbulo da orelha". Caramba, até me rio a pensar na possibilidade de fazer esta descrição a alguém depois de uma noite bem passada.

2º A minha expressão preferida do livro e que se repete com alguma frequência é: "Cabelo de queca". Em conversa com a primeira amiga (que leu tudinho) levantei esta questão e disse: "Nós aqui em Portugal nunca usaríamos esta frase". Ela disse que talvez, eu disse que não. No máximo, usaríamos a seguinte expressão: "Ui, esse cabelinho diz tudo. Deste uma queca, certo?"... qualquer coisa deste género. Em conversa com a segunda amiga (que não leu nada) a reação dela foi a seguinte: "Cabelo de quê?". Rest my case in this point.

3º Fora a parte do sadomasoquismo, às mulheres da minha idade, que são bem resolvidas, suponho que o livro não ensine nada de novo sobre sexo. Acredito que todas já tenham experimentado a luxuria descrita páginas fora. Porém, esta é a parte mais importante, poderão nunca ter encontrado um Mr. Grey nas suas mais variadas aventuras. Mas mais fino ou mais grosso, maior ou mais pequeno, algum terá escapado, com certeza!

4º Quanto a qualquer mulher ter vontade, depois de ler o livro, de ser submissa, acredito piamente que a resposta é NÃO! Grampos nos mamilos, chicote, vergastadas, etc? No way baby! Isto não quer dizer que não hajam dias... dias em que queremos ser submissas, para no outro termos direito a ser dominadoras. Amigas estão de acordo: "tudo bem que até se possa tornar monótono... mas aí muda-se de posição!!!!! e voltas a mudar quantas vezes forem precisas... até a cama ficar do avesso e nós com cabelo de queca!"

5º Se as mulheres, pelo menos algumas, ficam com vontade de conhecer um Mr. Grey. Segundo uma das minhas amigas (a que leu tudo) claro que ficam, porque é um homem que percebe tudo aquilo que queres, mas: "oh minha amiga!! os grandes exemplares de c%ra&ho (aqui ainda sou mais púdica que a autora, porque disfarço a palavra, ela ainda usa o termo técnico) são uma minoria!!!!!!! Belive me!". Portanto, a possibilidade de te depares com um Mr. Grey perfeito são diminutas. Mas afinal quem quer a perfeição? Não tem mais piada assim?
MAS NOTEM BEM, ESTOU A GOSTAR DO LIVRO, OK!

3 comentários:

Anónimo disse...

ola somos 4 amigas e so 1 ja leu a trilogia,eu e as outras 3 estamos a ler o ultimo livro e estamos adorar,quando nos juntamos todas as nossas conversas sao praticamente tudo o que esta escrito neste blog. Adorei os livros apesar de ainda nao acabar de ler o ultimo e acho que todas as mulheres adorariam ser submissa e ter um cristian grey na sua vida.

Isa disse...

Caríssima leitora,
sinto-a empolgada com a literatura de bordel, perdão, cordel, que pelos vistos a está a consumir, mas pelos motivos errados.
Amiga, já te disse: não ligues à tradução; centra-te antes no que o BDSM te ensina e pode fazer pela tua vida, sem preconceitos. Não vale dizer "nem pensar!" ou "isso não é para mim!", sem antes experimentares.
Como já te disse, a trilogia é, no fundo, mais uma história de amor, e o final é... como tu gostas! ;)

Desejos de muitos cabelos de queca para ti da amiga que já leu tudo.

Party Girl disse...

Queridíssima amiga que já leu tudo:
Adoro quando me dá os seus sábios conselhos! Jamais me esquecerei das suas palavras, e espero que o final seja mesmo daqueles que gosto, se não terei que espancá-la como punião!