quinta-feira, 19 de abril de 2012

Bullying na reunião do 2º período!




A reunião do 2º período da turma da minha filha decorreu ontem entre as 18.30 e as 20.00h. Podia ter sido algo normal e tranquilo? Poder podia, mas não era a mesma coisa! Pela primeira vez na vida assisti a uma reunião de encarregados de educação em que a porrada entre dois pais esteve iminente.
Uma mãe entrou a meio da reunião para tirar satisfação com outra mãe... a mãe muito pouco educada que interrompeu o encontro de pais a meio era simplesmente a progenitora de um menino que tinha espancado a filha da outra mãe já lá sentada. Confesso estou em estado de choque. Foi uma cena lastimável e passo a explicar o que aconteceu, depois de através da Beatriz ter compreendido tudo.

Apanhar na escola é das coisas mais antigas que existem. Eu mesmo levei um puxão de cabelos e uma bofetada da Nanda(nunca mais esqueci do nome) porque ela não gostava das botas que eu estava a usar. Mas antigamente havia um propósito para bater. Nem que fosse porque alguém não gostasse do que vestíamos, ou porque éramos uns caixa de óculos, ou porque éramos gordos ou porque tínhamos chamado nomes a alguém ou simplesmente porque nos queriam gamar. Mas hoje em dia não! Hoje em dia, segundo conta a Beatriz, os miúdos fazem JUNTADAS. E o que são as juntadas? Um grupo de miúdos que se junta para dar biqueiradas a outro, rapaz ou rapariga, por pura diversão! Às vezes a brincadeira corre mal, a biqueirada é mais forte do que se pretendia e a vítima apresenta várias mazelas. Ora, foi exatamente o que aconteceu desta vez. Um grupo de miúdos reuniu-se e espancou uma miúda. O tio e o irmão dessa miúda foram tirar satisfações com os atacantes e a consequência foi a confusão na reunião de ontem, porque a mãe de um dos que deu porrada está muito ofendida pelos outros terem ofendido o seu filho. Pergunto: mas está tudo maluco ou quê???

No final da reunião ficaram todos os encarregados de educação dos alunos envolvidos, e ainda o pai de uma outra menina que costumava ser bem-comportada, para meu grande espanto. Pergunto eu à Beatriz, mas por raio ficou lá o pai da C.? Responde ela: foi a C. que mandou o grupo de rapazes bater na outra. Pergunto: porquê?, responde ela: porque lhe apeteceu. Pergunto outra vez: mas está tudo maluco ou quê???

Moral da história: Antigamente havia uma certa ética quando se andava à porrada, hoje em dia não há regras!

2 comentários:

Liliana Zayas disse...

Engraçado como os mesmos fatos acontecem em lugares diferentes. Ontem na aula de natação um amiguinho da escola do Miguel, ficou batendo nele e a mãe do menino estava ao lado e não fez nada! O menino que bateu é o maior da turma e a mãe não abriu a boca!!! Eu tive que repreender o filho de outra pessoa, isso é muito ruim...antigamente realmente as pessoas e crianças tinham mais ética!!! Bjs e venha nos visitar!!!

Party Girl disse...

Um dia vou... beijinhos Liliana, saudades de vocês!